Egresso do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Univasf aplica produto acadêmico junto às Escolas Famílias Agrícolas na Bahia

07-06-19 pgextensaorural 0 comment

Após dois anos no PPGExR, o discente Tiago Pereira da Costa, na condição de egresso da primeira turma do programa volta até os lócus da pesquisa para fazer uma devolutiva dos resultados do processo investigativo, com ênfase na aplicação do produto acadêmico elaborado na realidade concreta das dinâmicas formativas das Escolas Famílias Agrícolas da Bahia.

As atividades aconteceram no período de 30 de maio a 03 de junho deste, nas EFAs de Paratinga, Correntina e Brotas de Macaúbas, região oeste do estado da Bahia, na oportunidade reuniu os/as educadores/as (professores/as, monitores/as e gestores) que atuam no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

A pesquisa do discente, gerou uma dissertação e um livro com foco na Pedagogia da Alternância e Educação Profissional: Contribuição da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido – REFAISA na Formação de Jovens do Campo, tendo sistematizado no produto as Diretrizes para Educação Profissional em Alternância.

Cerca de 50 pessoas foram capacitadas, sendo que estas atuam com um público de 250 estudantes de nível médio profissional, oriundos de comunidades rurais de diversos municípios do estado.

Na oportunidade, o egresso visitou e entregou o livro ao idealizador e escritor da pedagogia da alternância no Brasil e no mundo, Thierry De Burghgrave, escritor do prefácio do livro e entrevistado ao longo da pesquisa de campo, que ficou muito contente com um trabalho atual sobre a Pedagogia da Alternância, resultado de alguém que vive e constrói essa pedagogia desde o início da sua trajetória enquanto estudante até o presente momento na condição de pesquisador/sistematizador.

O PPGExR permite nesse movimento interdisciplinar de idas e vindas, contribuir com o ensino, pesquisa e extensão, possibilitando, dentro de uma base epistemológica, gerar referenciais que ajudam a melhorar as condições de vida das pessoas e do meio em que vivem.

Fonte: Tiago Pereira da Costa.