Aulas de campo da disciplina “Educação, arte e cultura campesina”

30-08-19 pgextensaorural 0 comment

Para recepcionar os(as) ingressantes da turma 2019 do Mestrado Profissional em Extensão Rural e proporcionar a vivência  de experiências práticas e concretas de educação do campo, o Prof. Reginaldo Júnior, responsável pela disciplina “Educação, arte e cultura campesina”, promoveu aulas de campo, nos dias 18 e 24 de agosto.

O primeiro momento foi realizado na Escola Família Agrícola de Sobradinho – EFA, onde os(as) pós-graduandos(as) tiveram a oportunidade de interagir com os(as) estudantes da EFA que apresentaram técnicas de agricultura, manejo da terra. Também foi possível conhecer instrumentos pedagógicos da educação do campo e a vinculação da vida escolar e familiar, a partir dos relatos dos(as) estudantes.

O segundo momento, realizado no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, foi iniciado com a apresentação do egresso do PPGExR, Tiago Pereira da Costa,  que fez uma breve abordagem sobre Educação contextualizada. Logo após, os(as) pós-graduandos(as) do Mestrado Profissional em Extensão Rural conheceram os espaços do IRPAA utilizados para as ações de formação, a partir de encontros práticos de educação do campo.

Para a pós-graduanda , Luiza Mudo, “as visitas foram de grande valia para o acréscimo de conhecimentos sobre como funciona a prática do ensino em ambientes rurais, quais as premissas e dificuldades encontradas por essas instituições”. Já Thyanne Michelle, também ingressante da turma 2019, ressaltou que “as visitas realizadas na EFA  e IRPAA foram experiências importantes para entender a educação do campo e percebe-las como uma proposta que gera resultados”. A mestranda complementou ainda que “estas experiências são provas de que é possível transformar a realidade, que os modelos de educação devem está sempre dialogando com o contexto social dos indivíduos e que deve-se valorizar os profissionais da educação que são capazes de fazer do ensino caminhos para se conquistar horizontes.”