Egressa do Mestrado em Extensão Rural lança livro sobre as contribuições dos cursos a distância ofertados pela Univasf

06-09-19 pgextensaorural 0 comment

Eloiza_matériaRefletir sobre a relevância da interiorização do ensino superior ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio dos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD). Este é o objetivo do e-book “As Contribuições da Educação a Distância para o Desenvolvimento Regional e Local”, elaborado pela servidora da Univasf Eloiza Ribeiro. A obra é produto de sua dissertação de mestrado, defendida recentemente pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR).

A pesquisa, que resultou na dissertação “Política Pública de Promoção e Democratização do Ensino Superior: O caso dos cursos ofertados pela Univasf na modalidade à distância” e no e-book, analisa, a partir das perspectivas de egressos dos cursos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), ofertados pela Univasf, os benefícios que a Educação a Distância oferece no âmbito da política de expansão e da democratização do ensino superior. Para subsidiar a pesquisa, Eloiza estudou diversos autores que tratam sobre temas como desenvolvimento regional e territorial, políticas públicas e educação a distância.

Também foi realizado um mapeamento de perfis através da aplicação de um questionário online com egressos que, nos períodos letivos de 2013.1 a 2017.2, cursavam os quatro cursos contemplados pelo programa: Bacharelado em Administração Pública, Especialização em Gestão Pública, Especialização em Gestão em Saúde e Especialização em Gestão Pública Municipal.

Este levantamento constatou que os estudantes que cursam esta modalidade têm idade entre 30 e 39 anos, são casados, com empregos fixos e vida estabilizada, fatores que impediriam sua atuação presencial dentro do espaço acadêmico. Para investigar as contribuições dos cursos para o desenvolvimento das cidades onde os polos de apoio presencial estão localizados, Eloiza Ribeiro também realizou visitas às cidades de Juazeiro e Piritiba, na Bahia; Trindade e Ouricuri, em Pernambuco. “Em cidades do interior, com dez mil habitantes, por exemplo, a educação a distância faz toda diferença para estes alunos, que estão distantes e não têm a possibilidade de fazer um curso superior presencial”, diz a pesquisadora.

Coordenadora administrativa e acadêmica da Secretaria de Educação a Distância (SEaD), Eloiza relata que a ideia de desenvolver a pesquisa surgiu por sua atuação na área de EaD. “Fui percebendo as especificidades e as características da educação a distância e isso despertou o meu interesse”, conta. O e-book mostra que a possibilidade de fazer um curso superior a distância gera um impacto positivo para a população e para o desenvolvimento dos municípios do interior. “O livro sugere que realmente existe uma contribuição. Uma modalidade de ensino muito interessante, que traz benefícios para as pessoas, principalmente para quem está fora dos grandes centros”, afirma.

O trabalho, orientado pelo professor do PPGExR Marcelo Henrique Pereira dos Santos com a coorientação da professora Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, foi apresentado para a banca avaliadora do Mestrado em Extensão Rural em 23 de julho de 2019. A dissertação e o e-book encontram-se disponíveis no site do Mestrado em Extensão Rural da Univasf. O e-book também pode ser adquirido pelo site da Amazon.

Fonte: http://portais.univasf.edu.br/noticias/egressa-do-mestrado-em-extensao-rural-lanca-livro-sobre-as-contribuicoes-dos-cursos-a-distancia-ofertados-pela-univasf