Dissertações 2021

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO: Uma abordagem do processo de institucionalização da Rede Central da Caatinga
Autor:
ADRIANA FERREIRA NASCIMENTO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
NASCIMENTO, ADRIANA FERREIRA
Data da Defesa:
21/01/2021
Resumo:
A economia solidária oportuniza trabalhadores por meio da autogestão, valorização do capital humano, meio ambiente, inclusão social e sem subordinação entre patrão e empregado. Se constitui de várias formas: cooperativas, associações, grupos de compra e venda, redes de produção ou de comercialização dentre outras. Diante deste contexto, buscou-se compreender o processo de implantação e consolidação da Rede de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), bem como a sua relevância para três grupos que a compõem (AAPSE, AMAFE e Curral Novo). Além disso, foram realizadas análises relativas a presença de princípios da economia solidária dentro destes grupos, e a relação criada entre estes e a Rede. Para tanto, foram avaliados os principais motivos que levaram a concepção da Rede, a partir do olhar de vários sujeitos envolvidos no processo. O estudo foi fundamentado a partir do uso de observações, e entrevistas semiestruturadas, as quais aconteceram durante a pandemia da Covid-19, tomando todos os cuidados de biossegurança determinados pela Organização Mundial da Saúde. Nos resultados é apresentado como se deu o processo de constituição da Rede Central da Caatinga, além de discutir os princípios da economia solidaria dentro de três grupos que compõem a mesma, bem como a relação como a relação dos mesmos com esta Rede. Como produto final, foi elaborada uma plataforma online, que traz uma abordagem sobre a economia solidaria, objetivos e princípios, mostrando o trabalho na produção e no desenvolvimento da economia dentro dos três grupos pesquisados, bem como na Central da Caatinga.
Palavras-chave:
Sertão do São Francisco; Rede Central da Caatinga; Economia Solidária..
Abstract:
The solidary economy gives workers opportunities through self-management, appreciation of human capital, the environment, social inclusion and without subordination between boss and employee. It consists of several forms: cooperatives, associations, buying and selling groups, production or marketing networks, among others. In this context, we sought to understand the process of implantation and consolidation of the Commercialization Network of the Cooperatives of Caatinga (Central da Caatinga), as well as its relevance for three groups that compose it (AAPSE, AMAFE and Curral Novo). In addition, analyzes were carried out regarding the presence of solidarity economy principles within these groups, and the relationship created between them and the Network. For this, the main reasons that led to the conception of the Network were evaluated, from the perspective of several subjects involved in the process. The study was based on the use of observations, and semi-structured interviews, which happened during the Covid-19 pandemic, taking all the biosafety precautions determined by the World Health Organization. The results show how the process of constituting the Caatinga Central Network took place, in addition to discussing the principles of solidarity economy within three groups that make up the same, as well as their relationship with this Network. As an end product, an online platform was developed, that brings an approach to the solidary economy, objectives and principles, showing the work in the production and development of the economy within the three groups surveyed, as well as in Central da Caatinga.
Keywords:
Sertão do São Francisco; Central Caatinga Network; Solidarity economy.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO COMO FERRAMENTAS DA EXTENSÃO RURAL E DOS PEQUENOS NEGÓCIOS ASSOCIATIVOS PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Autor:
ANTTONIO ALMEIDA JÚNIOR
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
ALMEIDA JÚNIOR, ANTTONIO.
Data da Defesa:
25/02/2021
Resumo:
Esta pesquisa buscou, através de estudo de caso, fazer um comparativo dos dois tipos de associativismo, seus efeitos e os resultados alcançados nos programas de fomento à piscicultura em tanques rede na região do Submédio do Rio São Francisco. De um lado um modelo de política pública tradicional de fomento, com aplicação de recursos não reembolsáveis, ATER oficial e forte viés institucional que foi implantado nos mu-nicípios de Paulo Afonso/Ba e Petrolândia/Pe. Do outro lado, um modelo inovador, com base em uma intervenção com foco no coletivo, do aprender fazendo, de forma interdisciplinar, com foco em um modelo diferenciado de associativismo, de gestão solidária e participativa no qual o coletivo se sobrepõe ao individual e, foi implantado pela Diocese de Floresta/Pe nos municípios pernambucanos de Jatobá, Itacuruba e Belém do São Francisco.
Os dois modelos, apesar de diferentes na visão do associativismo e fomento aos be-neficiários, as duas experiências tinham o objetivo de contribuir com os negócios ru-rais dos piscicultores familiares em tanques rede, atividade agropecuária que tem pa-pel significativo para o desenvolvimento sustentável da região do Submédio do Rio São Francisco e, desenvolveram um importante papel na viabilidade econômica e so-cial das famílias, com geração de renda, melhoria na qualidade de vida e inclusão social seguindo o “pacote tecnológico” e em respeito ao trinômio Produção X Meio Ambiente X Mercado.
Num segundo momento buscou-se entender este modelo diferenciado de ATER im-plantado por Padre Antonio Miglio, onde o acompanhamento técnico e as capacita-ções em associativismo, gestão e comercialização, são permanentes e não sofrem descontinuidade ao longo do tempo. As associações não tem “dono”, os bens são de uso comum e as tarefas e os resultados partilhados de forma igual para todos. As pisciculturas orientadas por este modelo mudaram para melhor nos últimos 20 anos, direta ou indiretamente, a vida de mais de 800 pessoas. Hoje são mais de 300 famílias que dependem diretamente da produção de tilápias nas associações.
Palavras-chave:
ATER. Associativismo. Piscicultura familiar. Desenvolvimento Sustentável. Empreendedorismo.
Résumén:
Esta investigación buscó, a través de un estudio de caso, hacer una comparación de los dos tipos de asociaciones, sus efectos y los resultados alcanzados en programas de promoción de la piscicultura en tanques de red en la Región Submedio del Río São Francisco. Por un lado, un modelo de política pública tradicional de promoción, con aplicación de recursos no reembolsables, ATER oficial y fuerte sesgo institucional que se implementó en los municipios de Paulo Afonso / Ba y Petrolândia / Pe. Por otro lado, un modelo innovador, basado en una intervención centrada en lo colectivo, de aprender haciendo, de manera interdisciplinar, con un enfoque en un modelo diferen-ciado de asociativismo, de gestión solidaria y participativa en el que el colectivo se superpone al individuo y fue implementado por la Diócesis de Floresta / Pe en los municipios de Jatobá, Itacuruba y Belém do São Francisco.
Los dos modelos, aunque diferentes en la visión de asociativismo y promoción a los beneficiarios, las dos experiencias tenían el objetivo de contribuir a los negocios rura-les de los piscicultores familiares en tanques de red, actividad agrícola que tiene un rol significativo para el desarrollo sustentable del país. Región submedia del Río São Francisco e, desarrolló un papel importante en la viabilidad económica y social de las familias, con generación de ingresos, mejoramiento de la calidad de vida e inclusión social siguiendo el “paquete tecnológico” y en el respeto a la Producción X Medio Am-biente X Trinomio de mercado.
En un segundo paso, buscamos entender este modelo diferenciado ATER implemen-tado por el Padre Antonio Miglio, donde el seguimiento técnico y la capacitación en asociativismo, gestión y marketing son permanentes y no sufren discontinuidad en el tiempo. Las asociaciones no tienen “propietario”, los bienes son de uso común y las tareas y resultados se comparten por igual para todos. Las piscifactorías guiadas por este modelo han cambiado la vida de más de 800 personas durante los últimos 20 años, directa o indirectamente. Hoy existen más de 300 familias que dependen direc-tamente de la producción de tilapia en las asociaciones.
Palabras clave:
ATER. Asociativismo. Piscicultura familiar. Desenvolvimiento susten-table. Emprendimiento.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO MELIAPIS PARA AS MULHERES DOS MUNICÍPIOS AO REDOR DO LAGO DE SOBRADINHO (BAHIA)
Autor:
CATIANA DA CONCEIÇÃO VIEIRA MELQUIADES
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
MELQUIADES, CATIANA DA CONCEIÇÃO VIEIRA.
Data da Defesa:
02/02/2021
Resumo:
Objetivou-se com a presente pesquisa analisar as contribuições do projeto MeliApis no desenvolvimento socioeconômico das mulheres que moram nos municípios ao redor do Lago de Sobradinho (BA). A pesquisa foi realizada em cinco municípios do Norte Baiano: Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho. O projeto MeliApis incentivou a criação das abelhas africanizadas e das abelhas sem ferrão presentes na região, tanto para iniciantes como para as que já atuavam nas atividades. Os dados da pesquisa foram obtidos mediante aplicação de questionário semiestruturado para 24 mulheres. Antes das ações do projeto a apicultura era praticada por 33% das mulheres e a meliponicultura por 13%, ambas as atividades eram realizadas por 4%, das entrevistadas. Após o MeliApis todas as participantes são apicultoras e 58,3% criam abelhas sem ferrão, conciliando ambas as atividades. O principal produto obtido é o mel de abelha africanizada, sendo que 75% das entrevistadas colheram, com produção total entre as apicultoras de aproximadamente 6.284 kg do produto, no ano de 2019. A renda das apicultoras que obtiveram produção de mel melhorou para 72,2% das entrevistadas, sendo que dessas, 76,9% duplicam sua renda no período de safra e 23,1% triplicam o rendimento. Com os recursos as mulheres investiram na expansão das atividades, em tratamentos de saúde, benfeitorias da propriedade e na compra de eletrodomésticos. As mulheres relataram se sentirem felizes e orgulhosas em serem criadoras de abelhas e embora, conheçam a existência de uma classificação de senso comum da apicultura como atividade masculina, afirmam que não enfrentam preconceito por serem apicultoras. Ao invés disso, observou-se que essas mulheres possuem autonomia nas decisões que competem a apicultura e meliponicultura, tendo a colaboração da família no trabalho, principalmente no manejo com as abelhas africanizadas.
Palavras-chave:
Apicultura. Meliponicultura. Empoderamento feminino. Extensão rural.
Abstract:
The objective of this research was to analyze the contributions of the MeliApis project to the socioeconomic development of women who live in the municipalities around Lago de Sobradinho (BA). The research was carried out in five municipalities in the North of Bahia: Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé and Sobradinho. The MeliApis project encouraged the creation of Africanized bees and stingless bees present in the region, both for beginners and for those already working in the activities. The survey data were obtained by applying a semi-structured questionnaire to 24 women. Before the actions of the project, beekeeping was practiced by 33% of women and meliponiculture by 13%, both activities were carried out by 4% of the interviewees. After MeliApis, all participants are beekeepers and 58.3% raise stingless bees, combining both activities. The main product obtained is Africanized bee honey, with 75% of respondents harvesting, with total production among beekeepers of approximately 6,284 kg of the product, in 2019. The income of beekeepers who obtained honey production improved to 72, 2% of the interviewees, of which 76.9% double their income in the harvest period and 23.1% triple their income. With the resources, women invested in the expansion of activities, health treatments, improvements to the property and the purchase of household appliances. Women reported feeling happy and proud to be beekeepers and although they are aware of the existence of a common-sense classification of beekeeping as a male activity, they say that they do not face prejudice because they are beekeepers. Instead, it was observed that these women have autonomy in the decisions that compete with apiculture and meliponiculture, having the collaboration of the family at work, mainly in the management with the Africanized bees.
Keywords:
Beekeeping. Meliponiculture. Female empowerment. Rural extension.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
ENTRE O MODERNO E A TRADIÇÃO: contribuição da arte para a formação da identidade do jovem caatingueiro – uma análise do currículo do CODEFAS em Carnaíba do Sertão/Juazeiro-BA
Autor:
CHARLES JEAN DA SILVA PEREIRA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
PEREIRA, CHARLES JEAN DA SILVA.
Data da Defesa:
26/02/2021
Resumo:
Este trabalho se propôs a analisar as contribuições do conteúdo de Artes, constante no currículo do CODEFAS em Carnaíba do Sertão/Juazeiro-Ba para a formação da identidade do jovem caatingueiro, envolvendo as várias áreas do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar, utilizando-se das referências da educação e das ciências sociais. Para que se fosse possível dar conta dos objetivos elencados, a pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando uma metodologia exploratório-descritiva, onde foi desenvolvido um levantamento teórico, e a pesquisa documental, que consistiu na análise minuciosa, do currículo da escola, com o propósito de observar sua adequação à realidade rural. Foram realizadas ainda entrevistas com professores e estudantes, com o intuito de se perceber qual a percepção dos agentes envolvidos no processo de construção do conhecimento naquela unidade. A triangulação foi o método adotado na análise do conteúdo das entrevistas. Os jovens entrevistados demonstraram sentirem-se pertencentes, mas numa visão muito literária de que o nordestino é antes de tudo um forte ou que são fortes como a própria vegetação e etc. Uma visão de vida sofrida ainda herdada do tempo dos currais e de quando a indústria da seca vendia a ideia da impossibilidade de um Semiárido vivo. Em parte, isso tem relação com escola, uma vez que essa não trabalha as possibilidades de convivência e a perspectiva de desenvolvimento do território pelos seus e utilizando-se as suas potencialidades. Os professores trazem muito forte a questão do aluno não querer ficar lá. Espera-se que essa pesquisa, possa contribuir como ferramenta de avaliação do currículo do CODEFAS em Carnaíba do Sertão e das repercussões de suas práticas artísticas para a emancipação dos estudantes, fortalecendo sua identidade de jovem caatingueiro comprometido com o campo e suas as demandas específicas, preparados e dispostos a colaborar na mudança do seu lugar, do seu chão, do seu território.
Palavras-chave:
Educação. Território. Convivência com o semiárido
Abstract:
This work proposes to analyze the contributions of the CODEFAS of Carnaíba do Sertão/Juazeiro-BA curriculum to the formation of young people from caatinga identity, relating various knowledge fields in an interdisciplinary perspective, making use of education and social science references. So it could be possible to get the defined objectives, the research has a qualitative character, using a descriptive-exploratory methodology, through what, until present date, developed the theoretical surgery, documentary research, as well as were conducted interviews with teachers and students, with the objective of realizing the perception of the related to the process of building the unit knowledge. The young people interviewed showed the feeling of belonging, but in a too literal view of that the people from Brazil’s region of Northeast is, before anything, strong or that they are strong as the vegetation and so on. A life view of suffering inherited from old times when the drought industry sold the idea of the impossibility of a live semiarid. In parts, this is related to the school, once it doesn’t work the coexistence possibilities and the perspective of the development of the territory by its people and making use of its potentiality. The teachers bring really strongly the question about the students wanting to leave the region. Is expected that this research, that is still to be concluded, could contribute as a tool to evaluate the CODEFAS curriculum in Carnaíba do Sertão and the repercussions of its artistic practices to the emancipation of the students, strengthening their identity of young people from caatinga committed with the countryside and the demands of its specific, prepared and willing to collaborate in the change of their surroundings, of their ground, their territory.
Keywords:
Education. Territory. Coexistence. Social Sciences.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
PROTAGONISMO FEMININO NA ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES AGRICULTORAS DO ASSENTAMENTO BARRA NOVA NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA-PE
Autor:
ELIAS CRISPIM TEIXEIRA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
TEIXEIRA, ELIAS CRISPIM.
Data da Defesa:
30/06/2021
Resumo:
Fruto da construção de um imaginário social que passa pela influência da literatuta, música, cinema, tv e desenvolvimento de políticas equivocadas, o Semiárido Brasileiro passa a ser compreendido pela maioria das pessoas apenas como um espaço inóspito, de difícil acesso e permeado pela escassez de água. Entretanto, há falta de investimentos em políticas públicas, pautadas na perspectiva da Convivência com o Semiárido e não no combate à seca como foi feito historicamente, que possam auxiliar no processo de convivência e fortalecimento dos direitos sociais dos seus habitantes, possibilitando uma melhor qualidade de vida para esse público. O protagonismo feminino
neste espaço sempre foi ofuscado ao logo do tempo, porém sua visibilidade se deu através de muita luta social com foco nas atividades coletivas. Na década de 70, inicia-se uma fase de combate à subordinação feminina e a criação de uma identidade coletiva, baseada na igualdade entre as mulheres. Entretanto, o protagonismo das mulheres no Semiárido é resultado de um processo histórico de participação nos espaços sociais e políticos. Portanto, a questão de pesquisa que norteia esse projeto é saber: Como o protagonismo desenvolvido pelas mulheres na construção do Assentamento Barra Nova, em Serra Talhada-PE, permite a desconstrução das concepções firmadas em um paradigma machista de que somente quando os homens estão à frente das organizações é que elas se desenvolvem? Em busca de resposta que esclarecessem essa questão, utilizamos a pesquisa de natureza qualitativa descritiva, acompanhada da realização de entrevista semiestruturada aplicada junto às mulheres da Associação Barra Nova, num total de 08 (oito) agricultoras, quantidade essa que compõe o quadro social da Associação das Mulheres Agricultoras de Barra Nova. Como resultados da pesquisa, recuperamos as trajetórias de lutas das mulheres sertanejas do Assentamento Barra Nova, localizado na zona rural a 24 km da cidade de Serra Talhada-PE no Sertão Central, relacionando-as com o debate teórico sobre os conceitos de Protagonismo, Agricultura Familiar e Crédito Fundiário, o que passa a ser ilustrado no produto final, um Memorial Descritivo e Ilustrativo que retrata a trajetória de luta dessas mulheres no fortalecimento do protagonismo na defesa dos seus direitos no referido Assentamento.
Palavras-chave:
Protagonismo; Agricultura familiar; Crédito fundiário.
Abstract:
Fruit of the construction of a social imaginary that goes through the influence of literature, music, cinema, TV and the development of mistaken policies, the Brazilian semi-arid is understood by most people only as an inhospitable space, difficult to access and permeated by water scarcity. However, there is a lack of investment in public policies, based on the perspective of coexistence with the semi-arid and not on the fight against drought, as has been done historically, which can assist in the process of coexistence and strengthening of the social rights of its inhabitants, enabling a better quality of life for this public. The female protagonism in this space has always been overshadowed over time, but its visibility has come about through much social struggle with a focus on collective activities. In the 1970s, a phase of combating female subordination and the creation of a collective identity based on equality among women began. However, the protagonism of women in the semi-arid region is the result of a historical process of participation in social and political spaces. Therefore, the research question that guides this project is to know: How does the protagonism developed by women in the construction of the Barra Nova Settlement, in Serra Talhada-PE, allow the deconstruction of conceptions firmed in a macho paradigm that only when men are in charge of organizations are they developed? In search of answers to clarify this question, we used a qualitative descriptive research, accompanied by semi-structured interviews with the women of the Barra Nova Association, a total of eight (08) women farmers, who make up the social framework of the Association of Women Farmers of Barra Nova. As a result of the research, we recovered the trajectories of the struggles of the women of the Barra Nova Settlement, located in the rural zone 24 km from the city of Serra Talhada-PE in the Central Sertão, relating them to the theoretical debate on the concepts of Protagonism, Family Farming and Land Credit, which will be illustrated in the final product, a Descriptive and Illustrative Memorial that portrays the trajectory of the struggle of these women in the strengthening of protagonism in the defense of their rights in the settlement.
Keywords:
Protagonism. Family farming. Land Cr.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
A SUSTENTABILIDADE DAS VILAS PRODUTIVAS RURAIS IMPLANTADAS PELO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO – PISF
Autor:
HELENA OLIVEIRA DE BARROS MOTA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
TEIXEIRA, ELIAS CRISPIM.
Data da Defesa:
20/08/2021
Resumo:
Esta pesquisa apresenta e convida à reflexão, à medida que discorre sobre os desafios envolvidos na busca pela sustentabilidade no decorrer do processo da implementação das Vilas Produtivas Rurais – VPR’s, reassentamentos implantados pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF. Nessa perspectiva, esse estudo abordará o cenário da realidade cotidiana vivenciado pelas famílias reassentadas, tendo como objetivo central: analisar a sustentabilidade das Vilas Produtivas Rurais implantadas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco, em que foi observado especificamente, o cenário da realidade cotidiana vivenciado pelas famílias reassentadas nas VPR’s construídas no estado da Paraíba, com ênfase nas 205 famílias das VPR’s Bartolomeu, Cacaré e Lafayette, localizadas nos municípios de Cajazeiras, São José de Piranhas e Monteiro, respectivamente. Esse trabalho fundamentou-se na abordagem de pesquisa qualitativa, incluiu a utilização de pesquisa a fontes documentais institucionais, a observação participante (in loco), e a verificação de conteúdos pertinentes, em que se constatou a percepção de atributos socioeconômicos e ambientais, inerentes à sustentabilidade dessas comunidades. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, além de grupos focais, numa perspectiva de abordagem aos atores diretamente envolvidos no processo. No desenvolvimento desse trabalho priorizaram-se o aporte teórico que versam dos estudos de: GEHLEN, 2004; JARA, 2001; JATOBÁ, 2009; LEFF, 2009; NASCIMENTO, 2012; SEN, 2000, dentre outros. Como resultado, esse estudo relaciona os avanços obtidos, mas também chama a atenção para as complexidades envolvidas nesse processo de embate, em que novas realidades são construídas a cada momento.
Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável. Participação Social. Associativismo.
Abstract:
This research presents and invites reflection, as it discusses the challenges involved in the search for sustainability during the process of implementing Rural Productive Villages – VPR’s, resettlements implemented by the Integration Project of the São Francisco River with the North Northeast Hydrographic Basins – PISF. From this perspective, this study will address the scenario of everyday reality experienced by resettled families, with the main objective: to analyze the sustainability of the Rural Productive Villages implemented by the São Francisco River Integration Project, in which the scenario of everyday reality experienced was specifically observed. by the families resettled in the VPR’s built in the state of Paraíba, with emphasis on the 205 families in the VPR’s Bartolomeu, Cacaré and Lafayette, located in the municipalities of Cajazeiras, São José de Piranhas and Monteiro, respectively. This work was based on the qualitative research approach, including the use of research from institutional document sources, participant observation (in loco), and the verification of relevant content, in which the perception of socioeconomic and environmental attributes, inherent to the sustainability of these communities. Data collection was carried out through semi-structured interviews, questionnaires, in addition to focus groups, in a perspective of approaching the actors directly involved in the process. In the development of this work, the theoretical contribution that comes from the studies of: GEHLEN, 2004; JARA, 2001; JATOBÁ, 2009; LEFF, 2009; BIRTH, 2012; SEN, 2000, among others. As a result, this study lists the advances obtained, but also draws attention to the complexities involved in this conflict process, in which new realities are built at every moment.
Keywords:
Sustainable Development. Social Participation. Associativism.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE SÍFILIS EM PETROLINA-PE
Autor:
IONÁRIA RÉGIA DE SOUZA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
SOUZA, IONÁRIA RÉGIA DE.
Data da Defesa:
20/08/2021
Resumo:
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, conhecida a cerca de centenas de anos e que possui diagnóstico e tratamento bem conhecidos e de fácil acesso pelo SUS. No entanto, é considerada epidemia desde 2016. Entre as suas manifestações clínicas estão manchas pelo corpo, neuro sífilis e outros problemas sistêmicos. Em grávidas pode levar ao abortamento ou diversas sequelas graves no bebê. As populações que apresentam mais vulnerabilidades para esta doença, está a população rural, por diversos motivos, principalmente a distância dos grandes centros, ter menor acesso aos serviços públicos, incluindo os de saúde. Em vista disto, esta pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sociodemográfico e clínicoepidemiológico dos casos de Sífilis adquirida e gestacional na cidade de Petrolina-PE, entre janeiro de 2017 até dezembro de 2019. A coleta de dados ocorreu por análise documental, nas fichas de notificação arquivadas nos serviços de vigilância epidemiológica na Secretaria Municipal de Saúde. O estudo ocorreu respeitando o direito de sigilo dos pacientes. Os resultados revelaram 853 casos de sífilis não congênita em Petrolina, sendo 61,9% de Sífilis adquirida e 38,1% de Sífilis gestacional, onde a maior parte da população notificada para sífilis é do sexo feminino, jovem, com baixa escolaridade e afrodescendente. Dos casos de sífilis gestacional, a maioria foi detectada tardiamente no terceiro trimestre. Também foram encontrados muitos dados não informados sobre questões clínicas e sociais. Ainda assim, os dados coletados contribuíram para traçar um perfil epidemiológico da população notificada para este agravo na cidade e norteou o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento para Casos de Sífilis.
Palavras-chave:
DST/IST. Doenças sexualmente transmissíveis. Populações. Vulnerabilidade. Saúde pública.
Abstract:
Syphilis is a sexually transmitted infection, known for about hundreds of years and that has a well-known diagnosis and treatment that is easily accessible by the SUS. However, it has been considered an epidemic since 2016. Among its clinical manifestations are patches throughout the body, neuro syphilis and other systemic problems. In pregnant women it can lead to miscarriage or several serious sequelae in the baby. The populations that are more vulnerable to this disease are the rural population, for various reasons, especially the distance from major centers, having less access to public services, including health. In view of this, this research aimed to carry out a sociodemographic and clinical-epidemiological study of cases of acquired and gestational Syphilis in the city of Petrolina-PE, between January 2017 and December 2019. Data collection took place through document analysis, in the notification forms filed in the epidemiological surveillance services at the Municipal Health Department. The study was carried out respecting the patients’ right to confidentiality. The results revealed 853 cases of non-congenital syphilis in Petrolina, 61.9% of acquired syphilis and 38.1% of gestational syphilis, where most of the population notified for syphilis is female, young, with low education and of African descent. Of the cases of gestational syphilis, most were detected late in the third trimester. A lot of uninformed data on clinical and social issues were also found. Even so, the data collected helped to draw an epidemiological profile of the population notified of this disease in the city and guided the development of a Management System for Syphilis Cases.
Keywords:
STD/IST. Sexually Transmitted Diseases. Populations. Vulnerability. Public health.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
INFLUÊNCIA DO CAPITAL SOCIAL NO MANEJO DE AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES
Autor:
JOSÉ AMÉRICO BARROS LEITE
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
LEITE, JOSÉ AMÉRICO BARROS
Data da Defesa:
28/02/2021
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do capital social no manejo de agroecossistemas familiares na comunidade Barra Nova-PE. Para alcançar tais objetivos, a metodologia proposta baseou-se em análise de dados secundários, entrevistas, questionários semiestruturados e determinação do índice de capital social. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância da criação de caprinos e ovinos, ausência de um manejo racional do bioma da Caatinga, menor aproveitamento do roçado para reserva de forragens, principalmente as proteicas, e uma menor utilização do esterco e biomassa verde que viesse equilibrar a produção e favorecer uma sustentabilidade dos agroecossistemas. Além disso, o capital social nos níveis municipal e local apresentou baixo índice, afetando os níveis de participação, colaboração, confiança e recursos das redes sociais, influenciando os Agroecossistemas da comunidade, conferindo aos mesmos características do tipo tradicionais, com baixo nível tecnológico, escassez de força de trabalho e baixo conhecimento sobre manejos e suporte forrageiro, atividade agrícola em pequenas áreas, com mediano conhecimento sobre uso de práticas agroecológicas.
Palavras-chave:
Integração. Semiárido. Agropecuária. Sustentabilidade.
Abstract:
The objective of this work was to analyze the influence of social capital in the management of family agroecosystems in the Barra Nova-PE community. To achieve these objectives, the proposed methodology was based on analysis of secondary data, interviews, semi-structured questionnaires and determination of the social capital index. The results of the research showed the importance of raising goats and sheep, the absence of rational management of the Caatinga biome, less use of the swidden for fodder reserve, especially protein, and less use of manure and green biomass that would balance the production and promote the sustainability of agro-ecosystems. In addition, social capital at the municipal and local levels showed a low rate, affecting the levels of participation, collaboration, trust and resources of social networks, influencing the community’s Agroecosystems, giving them the same characteristics of the traditional type, with low technological level, scarcity labor force and low knowledge of management and forage support, agricultural activity in small areas, with medium knowledge of the use of agroecological practices.
Keywords:
Integration. Semiarid. Agriculture. Sustainability.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
O DIREITO À TERRA DAS COMUNIDADES DE FUNDO DE PASTO NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA
Autor:
LUIZA FLÁVIA MACIEL MUDO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
MUDO, LUIZA FLÁVIA MACIEL
Data da Defesa:
24/07/2021
Resumo:
O trabalho parte do pressuposto de que as terras ocupadas pelas comunidades de fundo de pasto são resultantes da forma de ocupação da região e do regime de sesmarias e em sua maioria ainda sem titulação e reconhecimento do seu direito à terra coletiva e individual. Nesse sentido, o objetivo foi o estudo do caminho percorrido pelas comunidades de fundo de pasto do município de Juazeiro-BA para a obtenção da regularização fundiária. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa sendo realizada uma análise com o número estimado de 37 famílias das comunidades localizadas em Juazeiro- BA, sendo respectivamente: Caiçara, Cipó e Caldeirão do Tibério, distribuídas da seguinte forma: 14 de Caiçara, 12 de Caldeirão do Tibério e 11 de Cipó, através de um questionário estruturado realizado com um representante de cada família. O estudo propôs compreender o direito à terra dessas comunidades tradicionais no semiárido baiano. Diante da escassez de trabalhos que envolvam as comunidades pretende-se contribuir para um alcance de maior visibilidade a elas, fortalecendo seus processos de autoidentificação e autodemarcação. Buscar-se-á uma maior mobilização e luta para a emissão da certidão de reconhecimento de comunidade tradicional, além de fomentar um autorreconhecimento por parte dos camponeses. Com os resultados encontrados constatou- se que o não conhecimento por parte de alguns produtores sobre a regularização da terra, outro grupo nem sabe que existe. O desenvolvimento de algumas atividades agrícolas no semiárido nordestino tem acontecido, quase que exclusivamente, baseado no senso comum, por exemplo o fundo de pastos, será construído um guia de bolso com foco na orientação legal.
Palavras-chave:
Comunidades Tradicionais. Regularização fundiária. Direito à terra
Abstract:
The work assumes that the lands occupied by the pasture communities are the result of the form of occupation of the region and the sesmarias regime, and in most cases there is still no title and recognition of their right to collective and individual land. In this sense, the objective was to study the path taken by pasture communities in the city of Juazeiro-BA to obtain land title regularization. This is a qualitative-quantitative approach research being carried out an analysis with the estimated number of 37 families in the communities located in Juazeiro-BA, respectively: Caiçara, Cipó and Caldeirão do Tibério, distributed as follows: 14 from Caiçara, 12 from Caldeirão do Tibério and 11 from Cipó, through a structured questionnaire carried out with a representative of each family. The study proposed to understand the land rights of these traditional communities in the semiarid region of Bahia. Given the scarcity of work involving communities, the intention is to contribute to achieving greater visibility for them, strengthening their self-identification and self-demarcation processes. Greater mobilization and struggle will be sought to issue the certificate of recognition of the traditional community, in addition to promoting self-recognition by the peasants. With the results found, it was found that the lack of knowledge on the part of some producers about land regularization, another group does not even know that it exists. The development of some agricultural activities in the northeastern semiarid region has taken place, almost exclusively, based on common sense, for example the pasture fund, a pocket guide will be built with a focus on legal guidance.
Keywords:
Traditional Communities. Land regularization. Right to land.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
Assistência Estudantil: sistematização do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes atendidos pela Assistência Estudantil do IFSertãoPE Campus Petrolina/PE.
Autor:
MILENE ALVES TORQUATO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
TORQUATO, MILENE ALVES
Data da Defesa:
30/07/2021
Resumo:
O presente trabalho é resultado da pesquisa realizada no Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e teve como objetivo contribuir para criação de meios de avaliação do Programa de Assistência Estudantil do IFSertãoPE. Para tanto, nos debruçamos em compreender a trajetória da educação tecnológica, na história recente do Brasil, e conhecer o itinerário da criação do Campus Petrolina do IFSertãoPE. Além de analisarmos a Política Nacional de Assistência Estudantil e suas particularidades no IFSertãoPE/Campus Petrolina, também apresentamos as características e aspectos de identificação sociocultural, educacional e socioeconômica dos estudantes e familiares, especialmente daqueles beneficiários dos programas da Política de Assistência Estudantil no ano de 2018. Realizamos, inicialmente, uma revisão de literatura sobre a história da educação por meio da contextualização das teorias que abordam sobre a dualidade entre ensino propedêutico e o tecnológico, bem como as influências que marcaram a construção da educação tecnológica no Brasil. Foi possível sistematizar o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes e criar uma amostra importante para instrumentalizar e fomentar propostas de melhorias nos programas da assistência estudantil no IFSertãoPE. A pesquisa revelou que a maioria dos estudantes são oriundos de classe média-baixa e que a maioria dos familiares não tiveram acesso à educação de forma universal para que pudessem estar em trabalhos formalizados, que garantisse uma renda considerável, pois alguns deles não foram alfabetizados, atualmente realizam trabalhos informais e dependem de programas sociais do governo.
Palavras-chave:
Assistência Estudantil. Educação Profissional. Políticas Públicas.
Abstract:
The present work is the result of research carried out at the Petrolina Campus of the Federal Institute of Sertão Pernambucano and aimed to contribute to the creation of means of evaluation of the Student Assistance Program of the IF-Sertão-PE. Therefore, we focused on understanding the trajectory of technological education in the recent history of Brazil and knowing the itinerary for the creation of the Campus Petrolina at IFSertãoPE. In addition to analyzing the National Student Assistance Policy and its particularities in the IFSertãoPE/Campus Petrolina, we also present the characteristics and aspects of sociocultural, educational and socioeconomic identification of family students, especially students of those beneficiaries of the Assistance Policy programs Student in the year 2018. We initially conducted a literature review on the history of education through the contextualization of theories that address the duality between introductory and technological teaching, as well as the influences that marked the construction of technological education in Brazil. It was possible to systematize the socioeconomic and cultural profile of students and create an important sample to implement and promote proposals for improvements in student assistance programs at IFSertãoPE. The survey revealed that most students are from the lower middle class in which most family members did not have universal access to education so that they could be in formal jobs that would guarantee a considerable income, as some of them were not literate and currently perform informal jobs and rely on government social programs.
Keywords:
Professional Education, Student Assistance and Public Policy.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
TRAJETÓRIAS DE INCLUSÃO DE SURDOS EM COMUNIDADES RURAIS DOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO/BA E PETROLINA/PE
Autor:
NEURAIDE MORAES MARINHO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
MARINHO, NEURAIDE MORAES
Data da Defesa:
28/02/2021
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo compreender os processos socioculturais de inclusão de Surdos em comunidades rurais dos municípios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Os participantes da pesquisa foram 06 Surdos de comunidades rurais dos municípios de Juazeiro/BA e 06 Surdos de comunidades rurais de Petrolina/PE, todos maiores de 18 anos de idade. Os termos deficiente auditivo – considera a surdez patológica, ou seja, surdo – usado com “s” minúsculo, para se referir à sua condição audiológica de não ouvir, mas os Surdos dessa pesquisa serão apresentados com “S” maiúsculo com intuito de representá-los como sujeito cultural e político (WILCOX; WILCOX, 2005), esses termos são marcas ideológicas perante a Surdez e o sujeito surdo/Surdo. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, utilizando-se a língua de sinais e outras formas de comunicação utilizadas pelos Surdos entrevistados. No desenvolvimento desse trabalho priorizaram-se os estudos que versam dos estudos de: (FERNANDES, 2011); (GOLDFELD, 2002); (MANTOAN, 2006); (MOURA, 2005); (PERLIN; MIRANDA, 2003); (QUADROS, 2006); (SÁ, 2011); (SKLIAR, 2005); (STROBEL, 2015) entre outros aportes teóricos. A pesquisa demonstrou que a inclusão de Surdos em específico nas localidades rurais pesquisadas não são efetivadas na prática, porque, tanto os Surdos moradores de comunidades rurais do município de Juazeiro/BA como os do município de Petrolina/PE, são duplamente excluídos, por serem Surdos e camponeses, mesmo em pleno século XXI, com as Políticas Públicas vigentes, em meio a debates e discussões sobre a inclusão e acessibilidade.
Palavras-chave:
Pessoa Surda. Inclusão. Comunidades Rurais. Políticas Públicas
Abstract:
This research aimed to understand the socio-cultural processes of inclusion of the Deaf in rural communities in the municipalities of Juazeiro / BA and Petrolina / PE. The research participants were 06 Deaf people from rural communities in the municipalities of Juazeiro / BA and 06 Deaf people from rural communities in Petrolina / PE, all over 18 years of age. The terms hearing impaired – considers deafness pathological, that is, deaf – used with lowercase “s”, to refer to their audiological condition of not hearing, however, but the Deaf in this research will be presented with a capital “S” in order of representing them as a cultural and political subject (WILCOX; WILCOX, 2005), these terms are ideological marks before Deafness and the deaf / Deaf subject. Data collection was carried out through semi-structured interviews, using sign language and other forms of communication used by the deaf participants. In developing this work, priority was given to studies that refer to the studies of: (FERNANDES, 2011); (GOLDFELD, 2002); (MANTOAN, 2006); (MOURA, 2005); (PERLIN; MIRANDA, 2003); (QUADROS, 2006); (SÁ, 2011); (SKLIAR, 2005); (STROBEL, 2015) among other theoretical contributions. The research demonstrated that the inclusion of Deaf people in specific rural areas surveyed is not carried out in practice, because both Deaf people living in rural communities in the municipality of Juazeiro / BA and those in the municipality of Petrolina / PE are doubly excluded, as they are Deaf and peasant farmers, even in the 21st century, with the Public Policies in force, amid debates and discussions about inclusion and accessibility.
Keywords:
Deaf person. Inclusion. Rural communities. Public policy.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
GESTÃO PARTICIPATIVA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA 25 DE JULHO NO DISTRITO DE MANDACARU EM JUAZEIRO-BA
Autor:
PALMIRA DA SILVA CARVALHO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
CARVALHO, PALMIRA DA SILVA
Data da Defesa:
25/02/2021
Resumo:
Este trabalho teve como finalidade estudar a gestão participativa no meio rural e a da bandeira “Por uma Educação Do Campo”. A escola estudada se encontra no Distrito de Mandacaru II, Escola 25 de Julho, situada no município de Juazeiro/BA. Através de entrevistas semiestruturadas, feitas com a gestão, alunos e membros da comunidade; além de estudos bibliográficos, submeteu-se um envolvimento no
ambiente da escola e comunidade. A escola estudada mostrou relativo sucesso na tentativa de implementação de práticas democráticas em seu espaço, além do intercâmbio com a comunidade, entretanto, a bandeira por uma educação no e do Campo ainda não faz parte de suas bases curriculares e do conhecimento da própria comunidade escolar. A problemática contida na falta da caracterização de uma escola situada no meio rural, como “escola do e no Campo” e toda carga política contida nesta afirmação é notória. Compreendendo esta perspectiva chegou-se ao
entendimento que a implementação de práticas democráticas na escola rural poderão ser grandes ferramentas para a transformação das realidades, no entanto a falta de aprofundamento no que diz respeito a contextualização do ensino rural com o currículo corrente conceito contido na bandeira “Por uma educação do Campo”, também traz prejuízos a afirmação de um ambiente de fato democrático.
Palavras-chave:
Gestor educacional. Gestão participativa. Educação do Campo.
Campo.
Abstract:
The purpose of this work was to study participatory management in rural areas and the “For an Education From the Countryside” banner. The school studied is located in the District of Mandacaru II, Escola 25 de Julho, located in the municipality of Juazeiro/BA. Through semi-structured interviews with management, students and community members; in addition to bibliographic studies, involvement in the school and community environment was submitted. The school studied showed relative success in the attempt to implement democratic practices in its space, in addition to exchanges with the community, however, the banner for education in and in the countryside is not yet part of its curricular bases and the knowledge of the school community itself. . The problem contained in the lack of characterization of a school located in rural areas, as “school in and in the countryside” and the entire political burden contained in this statement is notorious. Understanding this perspective, we came to the understanding that the implementation of democratic practices in rural schools can be great tools for the transformation of realities, however the lack of depth regarding the contextualization of rural education with the current curriculum concept contained in the flag “For an education in the countryside”, it also damages the affirmation of a truly democratic environment.
Keywords:
Educational manager. Participative management. Rural Education. Field.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
LUZ NO CAMPO: a chegada da energia elétrica na comunidade do Cabeça, Serra de Itiúba-Bahia
Autor:
RAIMUNDA PEREIRA DA SILVA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
SILVA, RAIMUNDA PEREIRA DA
Data da Defesa:
26/02/2021
Resumo:
A pesquisa aqui apresentada buscou trazer um estudo acerca da chegada da energia elétrica na comunidade do Cabeça, localizada na Serra, município de Itiúba, cidade que faz parte do Território sisaleiro e fica situada ao Norte da Bahia no semiárido nordestino. O objetivo norteador deste trabalho está centrado em uma análise sobre como a chegada da energia elétrica incidiu na cultura, nos modos de educação, nas relações sociais da comunidade e por fim, na criação de um produto final. De cunho qualitativo, a pesquisa segue a lógica exploratória com viés do estudo de caso e para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro moradores da comunidade. Ouvir os indivíduos
envolvidos no processo de pesquisa foi indispensável, a partir da perspectiva de alinhamento entre a construção teórica e o todo do trabalho, assim como as questões descritas e os relatos das pessoas envolvidas tanto como agentes de mudanças quanto como protagonistas. Diante do estudo é válido salientar que a comunidade sofreu alteridade pela chegada da energia elétrica, esse advento tornou-se uma conquista das quais, um dos participantes da pesquisa, supunha impossível de acontecer, contudo, para essa ocorrência foi necessária muita disposição e força física. No texto, além da descrição de como a energia elétrica chegou ao Cabeça, os relatos também trazem possíveis reflexões acerca da importância da educação escolar e de melhorar o acesso a comunidade, a obtenção de uma escola física próxima ou na própria comunidade seria o ideal. E, a partir do objetivo da criação de um produto final, foi construído um site, estruturado e pensado de maneira que os moradores da comunidade se reconheçam através dos elementos que o compõe, assim também para o público no geral que tiver interesse em conhecer o trabalho, a comunidade e quiser deixar sugestões, entre outras possibilidades. Esta pesquisa foi uma construção coletiva entre pesquisador, todos os sujeitos envolvidos, também um contributo para a academia e uma devolutiva social, em específico à comunidade.
Palavras-chave:
Identidade Cultural. Educação Escolar. Práticas Socioculturais
Abstract:
The proposal presented here sought to bring a study about the arrival of electricity in the Community of Head, located in Serra, municipality of Itiúba, a city that is part of the Sisaleiro Territory and is located in the North of Bahia in the semi-arid northeast. The goal of this work is centered on an analysis of how the arrival of electricity focused on culture, modes of education, community social relations and finally, the creation of a final product. Qualitatively, the research follows the exploratory logic with bias of the case study and for data collection semi-structured interviews were conducted with four community residents. Listening to the individuals involved in the research process was indispensable, from the perspective of alignment between the theoretical construction and the whole of the work, as well as the questions described and the reports of the people involved both as agents of change and as protagonists. Before the study.
Keywords:
Cultural Identity. Globalization. Sociocultural Practices.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS A TRABALHADORES RURAIS SOB O USO DE AGROTÓXICOS NO DISTRITO DE ITAMOTINGA, JUAZEIRO-BA
Autor:
RAIMUNDO CARVALHO DE SOUZA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
SOUZA, RAIMUNDO CARVALHO DE.
Data da Defesa:
26/02/2021
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores de risco associados a trabalhadores rurais sob o uso de agrotóxicos no distrito de Itamotinga, Juazeiro-BA. Os dados foram obtidos através de pesquisa de campo, que foi aplicado um questionário a 34 trabalhadores rurais selecionados aleatoriamente, os quais exerciam suas atividades na agricultura, e que tiveram contato com agrotóxicos. De acordo com os resultados obtidos, a maioria era do sexo masculino (94%) e com uma pequena parcela do sexo feminino (6%). A maioria dos participantes tinham entre 41 a 50 anos, o que corresponde a 35,29%. Grande parte dos participantes informaram serem autônomos (44,12%). O equipamento de proteção individual (EPI) de maior uso era a bota com 20,15%. O equipamento com maior uso nas aplicações de agrotóxicos foi bomba costal em 50% dos casos. Em relação ao agrotóxico de maior uso, o inseticida era o mais utilizado (40,79%) e o grupo químico do agrotóxico de maior uso foi a dos carbamatos (20,66%). A maioria dos participantes não fumava (88,24%), bem como os que ingeriam bebidas alcoólicas fora dos horários de aplicação de agrotóxicos (79,41%). Do grupo que participou da pesquisa, 73,53% informaram que já tiveram algum problema de intoxicação com agrotóxicos, podendo destacar: náusea (27,27%), seguido de cefaleia (22,72%). Entre as pessoas da mesma família, o caso mais prevalente foi também náusea, com 4 casos relatados. Diante destas informações contextualizadas, o produto final foi elaborar uma cartilha de prevenção informando e orientando dos riscos na aplicação de agrotóxicos sem o devido cuidado.
Palavras-chave:
Agrotóxicos. Trabalhadores. Intoxicação. Equipamento de Proteção Individual.
Abstract:
The aim of this work was to analyse the risk factors associated to the use of pesticides for rural workers in the district of Itamotinga, in the municipality of Juazeiro/BA. The data was obtained through a field survey, where a questionnaire was applied to 34 randomly selected rural workers, who exercise the activity in business plots or small irrigated plots, and who had contact with pesticides. According to the results obtained, the majority was male (94%) and a small portion was female (6%). A considerable amount of the participants, which corresponds to 35.29%, were aged between 41 and 50 years. Most of the participants reported being self-employed (44.12%). The PPE most used were boots, with 20.15%. The most commonly used equipment in pesticide application was the backpack pump sprayer in 50% of the cases. Regarding pesticide use, insecticide had the highest share (40.79%) of all applied pesticides. Within insecticides the chemical group of carbamates (20.66%) was leading application rates. Most participants were non-smokers (88.24%) and more than ¾ (79.41%) reported to not consume alcoholic beverages. From the group that took part in the survey, 73.53% reported that they already have had some problem of intoxication with pesticides, of which nausea (27.27%), followed by headache (22.72%) stood out. Within people of the same family, the most prevalent case was also nausea, with 4 cases reported. Given this contextualized information, the final product of this work was the development of a booklet on preventive mesures informing about the risks of applying pesticides without due care.
Keywords:
Pesticides. Workers. Intoxication. Personal Protective Equipment.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
“OH, SHIT!” NA TERRA DO OXENTE, O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ESPAÇO ESCOLAR DE PAULO AFONSO-BA
Autor:
RITA DE KÁSSIA GOMES NOVAES DE LIMA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
LIMA, RITA DE KÁSSIA GOMES NOVAES DE.
Data da Defesa:
31/07/2021
Resumo:
O ensino de Língua Inglesa no Brasil sempre esteve atrelado ao cenário mundial, e seu contexto histórico. Aspectos ligados à colonização e manutenção de status permeiam os programas de ensino desenvolvidos no Brasil desde 1.500. Em relação à educação no campo, a busca por uma proposta de ensino direcionada para atender às especificidades locais tem estado em discussão, bem como tem apresentado ganhos ao longo das últimas décadas. No entanto, o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em especial da Língua Inglesa em escolas da zona rural não aparece com frequência nos estudos relacionados à educação. O presente estudo objetiva analisar a relação entre ensino e aprendizagem de Língua Inglesa nas escolas situadas na zona rural do município de Paulo Afonso e seus impactos na formação desses alunos ao chegar ao ensino médio, além das concepções dos professores em relação ao ensino de inglês. Para tanto, foi realizado o levantamento dos alunos do 1º ano do ensino médio, regularmente matriculados nas escolas da zona urbana do município de Paulo Afonso, oriundos de escolas da zona rural; e dos professores de Língua Inglesa, lotados nas escolas de zona rural e urbana, suas práticas e formação; de modo que pudesse ser identificado como se dá o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa ao longo dos anos que antecedem a chegada ao ensino médio. A pesquisa, de cunho exploratório, foi composta por coleta de dados através de questionários de cunho geral e temático e levantamento de dados através do registro de matrícula. Além disso foi realizada uma vasta pesquisa nos documentos norteadores do ensino no Brasil, especificamente o ensino de língua estrangeira. O produto final, proposto após coleta e análise dos dados conta com temas relacionados ao ensino de Língua Inglesa que dialoga com os documentos oficiais e o contexto nos qual professores e alunos estão inseridos. O tratamento dos dados foi realizado a partir de análise estatística e apresentado em gráficos e tabelas.
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, Educação no campo, inglês como Língua Franca.
Abstract:
The teaching of English Language in Brazil has always been linked to the world scene, and its historical context. Aspects related to colonization and status maintenance permeate the teaching programs developed in Brazil since 1500. In relation to education in the rural area, the search for a teaching proposal aimed at meeting local specificities has been under discussion, as well as having shown gains over the last decades. However, the teaching and learning process of foreign languages, especially the English language in schools in rural areas does not appear frequently in studies related to education. This study aims to analyze the relationship between teaching and learning the English language in schools located in the rural area of the municipality of Paulo Afonso and its impacts on the education of these students when they reach high school, in addition to the teachers’ conceptions in relation to teaching English. For this purpose, a survey was carried out of students from the 1st year of high school, regularly enrolled in schools in the urban area of the municipality of Paulo Afonso, from schools in the rural area; and of the English Language teachers, located in schools in rural and urban areas, their practices and training; so that it could be identified how the process of teaching and learning the English language takes place over the years prior to reaching high school. The research, of an exploratory nature, consisted of data collection through general and thematic questionnaires and data collection through registration. In addition, extensive research was carried out in the documents that guide teaching in Brazil, specifically foreign language teaching. The final product, proposed after data collection and analysis, was elaborated and has themes related to English Language teaching that dialogues with the official documents and the context in which teachers and students are inserted. Data treatment was performed from statistical analysis and presented in graphs and tables.
Keywords:
English Language Teaching and Learning, Rural Education, English as Lingua Franca.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
PRÁTICAS INOVADORAS SOCIOTECNOLÓGICAS NA EXTENSÃO RURAL: um estudo das práticas extensionistas no Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (IDESA), Senhor do Bonfim (Ba)
Autor:
SAMUEL CRONNEMBERG CAFFÉ
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
CAFFÉ, SAMUEL CRONEMBERGER.
Data da Defesa:
08/07/2021
Resumo:
Esta dissertação consiste numa análise sobre a formação dos extensionistas que atuam no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (IDESA) quanto ao uso das redes sociais educativas digitais e a avaliação das possibilidades de utilização dessas redes nos serviços de Ater. Por esse ângulo, foi analisado se no processo de seleção e contratação dos extensionistas do IDESA houve consideração sobre as habilidades prévias e necessárias para operação das redes sociais detentoras desses referidos atributos. A pesquisa realizada com 14 Extensionistas e Agentes de Ater do IDESA – vinculados ao Projeto Pró-Semiárido, no município de Senhor do Bonfim e Jaguarari, Bahia – configurou-se de cunho quantiqualitativa, na qual empregaram-se questionários e entrevistas aplicados e respondidos mediante técnicas digitais, além de gravações de áudios e textos do WhatsApp, gerando dados aqui analisados e interpretados. Na coleta de dados também se utilizou a análise documental dos currículos, certificações e registros de experiências dos entrevistados em projetos de Ater. Em razão do isolamento social decorrente da covid-19, o uso de ferramentas digitais foi bastante acentuado entre extensionistas e agricultores, configurando-se uma evidência inovadora e oportuna nessa conjuntura de pandemia. Tendo em vista o patamar de formação dos técnicos do IDESA, propõe-se como produto a adaptação da ferramenta digital EDMODO para os serviços de Ater continuada, apoiada na elaboração de um tutorial, cuja finalidade é decodificar o uso dessa ferramenta para a interação comunicativa e educativa entre Extensionista e Agricultor, visando fortalecer o processo de extensão e comunicação dialógico de Ater digital.
Palavras-chave:
Inovação Sociotecnológica. Educação. Métodos de Ater. EDMODO. Comunicação.
Abstract:
This dissertation consists of an analysis of the training of extensionists who work within the Social and Agrarian Development Institute of the Semi-Arid Region (IDESA) regarding the use of digital educational social networks and the evaluation of the possibilities of using these networks in Ater services. From this angle, it was analyzed whether the process of selection and hiring of IDESA extensionists considered the
previous and necessary skills for the operation of social networks with these attributes. The research carried out with 14 IDESA Extensionists and Ater Agents – linked to the Pró-Semiárido project, in the municipalities of Senhor do Bonfim and Jaguarari, Bahia – was quanti-qualitative, in which questionnaires and applied interviews were used and answered using digital techniques, in addition to audio recordings and WhatsApp texts, generating data analyzed and interpreted here. In the data collection, documental analysis of the résumés, certifications and experience records of the interviewees in Ater projects was also used. Due to the social isolation resulting from covid-19, the use of digital tools was quite accentuated among extension workers and farmers, setting up an innovative and timely evidence in this pandemic context. In view of the level of training of IDESA technicians, it is proposed as a product the adaptation of the digital tool EDMODO for the services of continued Ater, supported by the development of a tutorial, whose purpose is to decode the use of this tool for communicative interaction and between Extensionist and Farmer, aiming to strengthen the process of extension and dialogic communication of Ater digital
Keywords:
Sociotechnological innovation. Education. Ater methods. EDMODO. Communication.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
DINÂMICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DA AGRICULTURA NO ASSENTAMENTO MANDACARU EM PETROLINA-PE
Autor:
SAMUEL HORÁCIO DE OLIVEIRA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
OLIVEIRA, SAMUEL HORÁCIO DE.
Data da Defesa:
31/07/2021
Resumo:
A pesquisa compreende a investigação da dinâmica das políticas públicas e ações coletivas de atores locais no enfoque das múltiplas funções da agricultura no Assentamento Mandacaru em Petrolina-PE. Foram exploradas as expressões da multifuncionalidade da agricultura e seus desdobramentos em assentamento no Semiárido Nordestino, considerando as relações entre famílias rurais, território e as políticas públicas executadas pelo Estado, na perspectiva dos pesquisadores franceses Eric Pierre Sabourin, Pierre Muller e Philippe Bonnal. Nesse contexto, numa abordagem cognitiva investigou-se a intervenção estatal, a reprodução social das famílias rurais, a manutenção do tecido social e cultural, a promoção da segurança alimentar e a preservação dos recursos naturais e da paisagem rural no contexto do desenvolvimento territorial na construção de novas ruralidades. Foi realizado um caso de estudo pelo método qualitativo, a partir de uma pesquisa descritiva, com coleta de dados realizada por questionários no Assentamento Mandacaru. E também uma pesquisa legislativa e uma revisão bibliográfica da literatura interdisciplinar nas áreas de ciências sociais, ambientais, econômicas e agroecológicas, conjugadas com as disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Univasf, tendo como pano de fundo a temática do trabalho. A análise dos dados foi baseada na estatística descritiva, usando gráficos, tabelas, e indicadores. Além disso, foi feita a descrição dos levantamentos bibliográficos, dos registros fotográficos e da pesquisa legislativa, contextualizados com as respostas dos questionários aplicados. Verificou-se que as políticas públicas executadas pelo Estado no Assentamento Mandacaru tiveram perfil desenvolvimentista. No entanto, as ações coletivas dos próprios atores locais pautadas no associativismo em contexto territorial fomentou a multifuncionalidade da agricultura na comunidade. Como produto final resultante da pesquisa foi elaborado um e-book intitulado ―Caminhos para um desenvolvimento rural sustentável: políticas territoriais e agricultura multifuncional‖.
Palavras-chave:
Multifuncionalidade da agricultura; Políticas públicas; Extensão Rural; Desenvolvimento sustentável; Assentamento Mandacaru; Petrolina.
Abstract:
The research comprises the investigation of the dynamics of public policies and collective actions of local actors in the focus of the multiple functions of agriculture in the Mandacaru Settlement in Petrolina-PE. The expressions of multifunctionality of agriculture and its developments in a settlement in the Northeastern semi-arid region were explored, considering the relationships between rural families, territory and public policies implemented by the State, from the perspective of French researchers Eric Pierre Sabourin, Pierre Muller and Philippe Bonnal. In this context, a cognitive approach was used to investigate state intervention, the social reproduction of rural families, the maintenance of the social and cultural fabric, the promotion of food security, and the preservation of natural resources and the rural landscape in the context of territorial development in the construction of new ruralities. A case study was carried out using the qualitative method, based on a descriptive research, with data collection by questionnaires in the Mandacaru Settlement. It was also a legislative research and a bibliographic review of interdisciplinary literature in the areas of social, environmental, economic and agro-ecological sciences, combined with the disciplines of the Graduate Program in Rural Extension of Univasf, against the backdrop of the theme of the work. Data analysis was based on descriptive statistics, using graphs, tables, and indicators. Besides this, a description was made of the bibliographic surveys, the photographic records, and the legislative research, contextualized with the answers from the questionnaires applied. It was verified that the public policies executed by the State in the Mandacaru Settlement had a developmental profile. However, the collective actions of the local actors themselves, based on associativism in a territorial context, fostered the multifunctionality of agriculture in the community. The final product resulting from the research was an e-book entitled “Paths to sustainable rural development: territorial policies and multifunctional agriculture”.
Keywords:
Multifunctionality of agriculture; Public policies; Rural Extension; Sustainable development; Mandacaru Settlement; Petrolina.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
“CAATINGUINHA É TUDO NA VIDA”? RELAÇÕES SÓCIO-PRODUTIVAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA CAATINGUINHA NO TERRITÓRIO DE ÁGUAS DO VELHO CHICO (OROCÓ-PE)
Autor:
SIMONE FRANCISCA RAMOS DE SOUSA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
SOUSA, SIMONE F. R. DE.
Data da Defesa:
25/01/2021
Resumo:
Este estudo se fundamenta na experiência da Comunidade Quilombola Caatinguinha, localizada no município de Orocó, estado de Pernambuco. A problemática consiste em saber qual a relação das práticas produtivas realizadas pela comunidade quilombola em epígrafe e sua relação com o território. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas produtivas realizadas pela comunidade quilombola Caatinguinha e sua relação com o território. Neste sentido, busca-se identificar as práticas produtivas de uso coletivo e limitações quanto ao acesso aos recursos naturais junto às famílias quilombolas de Caatinguinha atentando também às relações sócio produtivas entre as famílias quilombolas de Caatinguinha e demais famílias pertencentes ao território de Águas do Velho Chico. O percurso metodológico foi realizado de acordo com as técnicas e métodos da pesquisa de estudo de caso, com abordagem qualitativa, natureza explicativa e descritiva, fundamentos da pesquisa participante e de engajamento na causa quilombola. Os dados foram coletados através das entrevistas semiestruturadas realizadas com os quilombolas e possibilitou conhecer a realidade da comunidade Águas do Velho Chico, a partir do convívio com as famílias. Assim, o texto descreve o histórico de ocupação de Caatinguinha, sua relação com o Rio São Francisco; as estratégias políticas, sociais utilizadas pela comunidade, bem como as formas de resistência; os conflitos que envolvem a comunidade, o rio, e o território, demonstrando a interferência do Estado e das empresas. Além desse manuscrito, foi produzido um vídeo, Narrativas e Trajetórias Negras do Velho Chico, com duração de 10 minutos, com o intuito de documentar o envolvimento que a comunidade tem com o Território e a importância de Caatinguinha a partir do olhar de seus integrantes. A sua produção foi uma construção coletiva com o envolvimento de Caatinguinha e da Comissão do Território Águas do Velho Chico.
Palavras-chave:
Território. Práticas Produtivas. Quilombolas. Ancestralidade. Parentesco.
Abstract:
This study is based on the experience of the Quilombola Caatinguinha Community, located in the municipality of Orocó, state of Pernambuco. The problem consists in knowing what is the relation of the productive practices carried out by the quilombola community in question and its relation with the territory. The general objective of the research is to analyze the productive practices carried out by the Caatinguinha quilombola community and their relationship with the territory. In this sense, we seek to identify the productive practices of collective use and limitations regarding access to natural resources with the quilombola families of Caatinguinha, also paying attention to the socio-productive relations between the quilombola families of Caatinguinha and other families belonging to the territory of Águas do Velho Chico. The methodological path was carried out according to the techniques and methods of the case study research, with a qualitative approach, explanatory and descriptive in nature, fundamentals of participatory research and engagement in the quilombola cause. The data were collected through semi-structured interviews conducted with quilombolas and made it possible to get to know the reality of the Águas do Velho Chico community, from living with families. Thus, the text describes the history of the occupation of Caatinguinha, its relationship with the São Francisco River; the political and social strategies used by the community, as well as the forms of resistance; the conflicts involving the community, the river, and the territory, demonstrating the interference of the State and companies. In addition to this manuscript, a video, Narratives and Black Trajectories of Velho Chico, was produced, lasting 10 minutes, in order to document the community’s involvement with the Territory and the importance of Caatinguinha from the perspective of its members. Its production was a collective construction with the involvement of Caatinguinha and the Águas do Velho Chico Territory Commission.
Keywords:
Territory. Productive Practices. Quilombolas. Ancestrality. Parantage.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
DIVERSIDADE SEXUAL: desafios e horizontes enfrentados por docentes de escolas rurais de São Raimundo Nonato-PI
Autor:
THYANNE MICHELLE FERREIRA ALVES
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
ALVES, THYANNE MICHELLE FERREIRA
Data da Defesa:
20/08/2021
Resumo:
A sexualidade é um assunto do cotidiano e na escola esta temática faz parte do convívio escolar seja de forma implícita ou explícita. Assim, para se discutir as relações afetivo-sexuais na educação, é preciso compreender como a escola trata o tema da diversidade sexual na construção dos saberes. Esta investigação visa analisar a percepção dos/as docentes que lecionam no ensino fundamental II de escolas rurais do município de São Raimundo Nonato-PI, sobre a temática da diversidade sexual e a pertinência deste tema para as práticas pedagógicas. A questão fundamental da pesquisa é: quais as implicações e desafios da ação educativa diante de questões relacionadas à diversidade sexual em escolas rurais, cujos espaços podem dispor de profissionais da educação com preceitos heteronormativos? O processo técnico utilizado foi o levantamento de campo (survey) e para a obtenção dos dados da pesquisa foi efetuada a aplicação de um questionário semiestruturado, enviado por mensagem de correio eletrônico, destinado aos professores/as. Os resultados obtidos apontam que as instituições educacionais estudadas apresentam uma carência de ações direcionadas para a temática diversidade sexual e assuntos relacionados a educação sexual nas atividades escolares. Neste contexto, compreende-se que o ensino do universo da sexualidade pode ser incluído nas atividades escolares, por estarem de acordo com as normativas propostas para o aprendizado no sistema educacional brasileiro, pela pertinência dos assuntos para a formação escolar dos/as estudantes, bem como pelo interesse do público-alvo pela temática da diversidade sexual durante a realização da pesquisa. Já em relação ao produto final, uma cartilha foi elaborada com a colaboração de profissionais da área de educação e se destina a orientar os/as educadoras das escolas analisadas para as práticas de ensino. Dentre as referências utilizadas no embasamento teórico da pesquisa, podemos citar autores como Butler (2016), Facchini (2009 e 2011), Figueiró (2009), Junqueira (2008), Lanz (2014), Louro (1997), Mott (2001, 2006 e 2007), Silva Junior (2014), Silva (2015) e Vianna (2018).
Palavras-chave:
sexualidade; educação; docência.
Abstract:
Sexuality is a commonplace issue and the school this subject is part of the environment school, both in implicit and explicity forms, in this way, to discuss the affective-sexual relations in the alternative ways in the education is to seek understand how school deal with the sexual diversity theme at the knowledge construction. This investigation aims to analisys the teacher’s perception that teach at primary school II at rural schools in the São Raimundo Nonato – PI district, about the sexual diversity issue and the relevance of this theme to the pedagogical practices. The research fundamental question is: what the implications and challenges of the educational action related to the sexual diversity at rural schools, this spaces can support by education professionals with heteronormative precepts? The technical process used was the survey method and to obtein the research data was made by the a on line mix questionnaire aplication, sent by e-mail, directed to the teachers. The results obtained evidenced that the educational institutions searched show a lack of actions directed to the sexual diversity issue and subjects related to the sexual education at school activities. In this context, is understood that both the sexual diversity teach and the suxuality universe are questions that could be inserted at the pedagogical practices, due to be according to the normative proposed to the basic education learnig, by relevance about the themes to the students school formation, as how the interest to the respondents by the sexual diversity theme during the process of the research. As final product, was elaborated a booklet with the educational professionals collaboration and the goal is to guide educators at schools researched to teach practices. Among the references used in the research theoretical foundation, we could cite as Butler (2016), Facchini (2009 e 2011), Figueiró (2009), Junqueira (2008), Lanz (2014), Louro (1997), Mott (2001, 2006 e 2007), Silva Junior (2014), Silva (2015) e Vianna (2018).
Keywords:
sexuality; education; teaching.