Infraestrutura

O PPGExR tem suas atividades de ensino desenvolvidas no Espaço Plural, local destinado a realização de atividades de extensão, ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf. O Espaço Plural é local de formação e capacitação voltados aos(às) profissionais que atuam com as populações do campo, bem como, aos(às) agricultores(as) familiares, pescadores(as) artesanais, quilombolas, indígenas, povos de terreiro, ribeirinhos e demais povos tradicionais; dispondo para a sua execução da seguinte infraestrutura: dois prédios, sendo um com 20 salas, área esportiva, área para implantação de atividades agropastoris, banheiros, sanitários, recepção, copa cozinha; e outro prédio com oito salas, onde está implantado alojamento com capacidade instalada de 120 leitos.

O Espaço Plural dispõe de duas salas de aula mobiliadas, auditório com capacidade para 200 lugares, escritório equipado com computadores e mobiliário para apoio dos técnicos, sala de reuniões, laboratório de informática com 25 (vinte e cinco) computadores e acesso à internet, brinquedoteca com monitor para apoio às mães em capacitação, parque infantil para apoio às mães em capacitação, unidade demonstrativa com as tecnologias sociais de convivência com o semiárido (cisternas para captação de água de chuva; barreiro; barragem subterrânea; aproveitamento de águas de caminho; criação de galinha caipira para postura e para corte, criação de abelhas sem ferrão, minhocário, entre outros).

O PPGExR também conta com o total apoio das instalações do Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga/ CRAD, localizado no Campus de Ciências Agrárias/Univasf, Petrolina/PE, onde os(as) professores do Programa têm atuação direta na gestão e desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão. O CRAD tem como objetivo promover a recuperação e a conservação da Caatinga. Os(As) discentes do PPGExR participam das atividades desenvolvidas através do CRAD e das disciplinas ministradas por nossos(as) docentes, que também utilizam toda sua infraestrutura de laboratórios da flora e fauna da Caatinga. O CRAD conta com o financiamento dos Ministérios do Meio Ambiente e do Ministério do Desenvolvimento Regional e com a cooperação de várias instituições que integram a Bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

Fotos registradas pelo Prof. Nilton de Almeida Araújo - PPGExR/Univasf.